Professor e autor Philip Kotler. Imagem: R&D Marketing Digital/Divulgação.
A Evolução do Marketing com Philip Kotler: Humanização no Ambiente de Trabalho*
Philip Kotler, aos 93 anos, continua a influenciar significativamente o marketing moderno, sendo considerado o ‘pai do marketing’. Em sua mais recente obra, “Marketing H2H: A Jornada para o Marketing Human to Human”, Kotler propõe uma evolução dos clássicos 4 Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção), adaptando-os à era digital e ao contexto de humanização.

Os 4ps
O livro, escrito em parceria com Uwe Sponholz, Waldemar Pfoertsch e Marcos Bedendo, aborda a importância de conectar genuinamente empresas e consumidores, promovendo ética, comunidade e sustentabilidade. Kotler argumenta que a verdadeira essência do marketing não é apenas vender, mas entender e atender às necessidades dos clientes de forma empática e humanizada.
Os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção) são fundamentais no pensamento e planejamento de qualquer empresa. Se algum deles for mal executado, a companhia pode fracassar. No entanto, quatro pilares não são mais suficientes. Hoje, falamos em 7 Ps, adicionando serviço, marca e incentivo aos originais. Limitar os quatro Ps apenas ao produto e ignorar o serviço pode ser desastroso. Da mesma forma, a marca é crucial; uma empresa deve possuir uma marca ativa na mente dos clientes. O preço não se trata apenas de um valor fixo; é preciso oferecer incentivos ao consumidor. Esses sete elementos, incluindo sistemas de distribuição e comunicação, criam valor e devem ser planejados considerando o consumidor.

No ambiente de trabalho, essa filosofia de humanização é igualmente crucial. Não se trata apenas de transformar práticas de marketing, mas também de criar um ambiente de trabalho que valorize e respeite os colaboradores. Empresas que priorizam a satisfação e o bem-estar de seus funcionários tendem a ver reflexos positivos na experiência do cliente e no desempenho organizacional.
Com a crescente importância da cultura ESG (Environmental, Social, and Governance), a marca também carrega o reconhecimento e a empatia do consumidor ao perceber que a empresa está fazendo tudo certo com o meio ambiente, os clientes e os funcionários. As empresas que adotam práticas sustentáveis e éticas ganham a confiança e a lealdade dos consumidores, que valorizam cada vez mais a responsabilidade social e ambiental. Portanto, ao incorporar esses novos Ps e focar na humanização, as empresas não só se mantêm competitivas no mercado atual, mas também contribuem para um futuro mais justo e sustentável.
O lançamento da versão em português de seu livro será nesta quarta dia 3 de julho, a partir das 19h, em formato híbrido, no Teatro ESPM, na Vila Mariana, em São Paulo (SP). Os ingressos para acompanhar o evento presencialmente estão esgotados, mas a transmissão ao vivo estará disponível no canal do YouTube da ESPM e no site da EXAME.
Inscrições gratuitas pelo link:
https://www.espm.br/evento/?eventoId=wX76otmLWnM
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Fonte: Exame – https://exame.com/marketing/entrevista-philip-kotler-apresenta-novo-conceito-de-marketing-que-vai-alem-dos-4-ps/